Você está aqui: Página Inicial > Laboratórios > ITEP - Labtox

ITEP - Labtox

Laboratório de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e de Bebidas Alcoólicas-LabTox

Histórico


ITEP - LABTOXO Laboratório de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e de Bebidas Alcoólicas-LabTox, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco–ITEP, iniciou sua implementação em 1998, com recursos de projetos, financiados por diversos órgãos.
A equipe vem se capacitando através de cursos de pós-graduação e treinamentos especializados no país e no exterior. Foi credenciado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, MAPA, em 1998 e 2007; em 2003, obteve acreditação junto ao INMETRO e habilitação da ANVISA. Em 2005 as análises de conformidade da cachaça e de outras bebidas foram acreditadas junto ao INMETRO e, posteriormente, credenciadas pelo MAPA. O laboratório possui mais de 100 clientes registrados e em 2014 foram analisadas cerca de 8.000 amostras; hoje, a infra-estrutura permite que o laboratório duplique essa demanda. O ITEP-LabTox mantém escritórios em polos irrigados de fruticultura e em São Paulo (SP), este último através de parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas-IBRAF. Em 2010, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, montou escritório em Rotterdam visando avaliar a qualidade da fruta na sua chegada nas câmaras frias e registrar danos causados pelo manuseio indevido nas packinghouses e no transporte.

Atividades e Equipamentos

A principal atividade do ITEP-LabTox está relacionada com a análise de resíduos de agrotóxicos (P,D&I e prestação de serviço) para apoiar a comercialização, e sobretudo a exportação, de frutas cultivadas em diferentes regiões do país. São análises especializadas e acreditadas (ISO/IEC17025), que seguem critérios rígidos de qualidade e de rastreabilidade, exigidos pelos mercados importadores, em especial o europeu. Para atender as novas regras de controle da qualidade estabelecidas pelo mercado, o laboratório possui cromatógrafos líquidos e gasosos, acoplados a espectrômetros de massas com configuração triplo quadrupolo e tempo de vôo (LC-MS/MS, GC-MS/MS e LC-QTOF/MS).

Resíduos Contaminantes

Caracterização e especificações de referência para produtos fitossanitários

 

Contato

Site: www.itep.br

Email: adelia@itep.br

Fones: (81) 3183.4314, (81) 3183.4363

Responsável: Adélia Cristina Pessoa Araújo, Gestora.