Você está aqui: Página Inicial > Laboratórios > UNB - Labtox

UNB - Labtox

Laboratório de Toxicologia da UNB

Histórico

O Laboratório de Toxicologia do Curso de Farmácia da Universidade de Brasília (LabTox) existe fisicamente desde maio de 2004, localizado na Faculdade de Ciências da Saúde.    Criado inicialmente com uma área física de cerca de 95 m2, o LabTox recebeu em 2009 recursos da Rede de Resíduos e Contaminantes que possibilitaram sua reforma e expansão, ocupando hoje cerca de 190 m2.   

               

O LabTox atua no desenvolvimento de métodos e análise de agrotóxicos e micotoxinas em produtos de origem vegetal, metais pesados em leite e drogas veterinárias em leite e ovos. Dados de resíduos e contaminantes são utilizados para realização de estudos de avaliação de risco na dieta.

Em 2006 o LabTox iniciou o processo de implementação do Sistema da Garantia da Qualidade segundo a ISO 17025, recebendo em setembro de 2010 a acreditação junto ao INMETRO (CRL 447) no escopo "Determinação de resíduos de ditiocarbamatos por espectrofotometria". Este escopo foi estendido em 2015, com a “Determinação de multirresíduos de agrotóxicos por CG-FPD-μECD e LC-MS/MS”. O Laboratório tem capacidade de realizar pelo menos 10 amostras/semana no âmbito destes escopos.

 Atividades e equipamentos

Os projetos de pesquisa desenvolvidos no LabTox estão inseridos nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde, Ciências Farmacêuticas e Química Analítica. Até 2015, 6 teses de doutorado e 29 dissertações de mestrado foram realizados no Laboratório, dos quais 3 teses de doutorado e 9 dissertações de mestrado foram desenvolvidos no tema resíduos e contaminantes em alimentos.

O Laboratório possui hoje um CG-FPD/ECD, um espectrofotômetro UV/Vis, um HPLC-DAD/fluorescência, um LC-MS/MS e um CG-MS/MS, além de todos os equipamentos de preparo de amostras para análise de resíduos e contaminantes em alimentos. O LabTox também atua nas áreas de  toxicologia ambiental e forense e de  medicamentos.

Resíduos Contaminantes

Caracterização e especificações de referência para produtos fitossanitários

Contato:

Responsavel: Prof. Eloisa Dutra Caldas 

Email: eloisa@unb.br